quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Northrop F-20 Tigershark

   O F-20 é uma versão mais sofisticada do F-5E, desenvolvida pela Northrop a partir de 1980. É equipada com aviônicos digitais e sistemas de armas avançados e é propulsada por um único turbofan de baixa relação General Electric F404, considerado o melhor e mais flexível motor de caça do mundo até a década de 90.  O primeiro F-20 voou em 30 de agosto de 1982 demonstrando excelentes índices de operacionalidade , mas devido a aprovação de vendas do F-16 para o exterior e por não ter sido encomendado pela Força Aérea Americana, não conseguiu estabelecer credibilidade no mercado exterior.

   Durante os teste, o avião excedeu mach 2, registrou 97% de razão de missões realizadas efetuadas em um tempo de prontidão inferior a um minuto. O sistema de navegação inercial era extremamente preciso, e o sistema de pontaria permitiu uma média de acertos em torno de apenas 10m. A  Aeronave voou com um canhão de 30 mm , disparou mísseis Sparrow de médio alcance e lançou diversos tipos de bombas. Oito missões consecutivas de interceptações foram realizadas em dois períodos de 12 horas. Em sua época, o F-20 era um dos melhores caças do mundo e sobre muitos aspectos era considerado melhor que o F-16..

fotos de Brian Lockett & Pima Air and Space Museum

por: Marie Bernarde

  

2 comentários:

  1. Olá! Esse avião - F 20 - é o mesmo que figurou um MIG irreal no filme top gun? Muito semelhante.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Os Aviões que simularam os Migs no filme Top Gun, Foram os F-5E Tiger II dos esquadrões Agressors da US NAVY. O F-20 desenvolvida na década de 80, nada mais era do que uma versão Atualizada do Tiger II que não chegou a ser produzida.
    Anne Marie...

    ResponderExcluir