terça-feira, 5 de janeiro de 2010

aviões que decolam e aterrissam na vertical

Yakovlev Yak-38
É um avião de caça VTOL, seu primeiro vôo foi em 14 de abril de 1970
Em termos de características, eles eram inferiores aos Sea Harrier e aliás a qualquer outro aparelhos da sua época e isso pode estar na origem da curiosidade de que estes aparelhos nunca operaram fora dos porta-aviões soviéticos, nem foram construídos em grande número.
Além de não possuir grande autonomia, o Yak-38 não possui qualquer arma interna nem sistema de radar adequado para combate, por causa dos problemas de peso e de espaço, resultado do nariz afilado que não permite a colocação de um radar maior. Embora seja derivado do projecto Yak-36, um projecto de aeronave de descolagem vertical baseado em terra, o Yak-38 é bastante diferente do projecto original.As primeiras versões da aeronave são aliás conhecidas como Yak-36M, embora também este último pouco tenha a ver com o Yak-36 original.
Yakovlev Yak-36
o primeiro caça VTOL operacional e fabricado em série, em 09 de Janeiro de 1963 (1.150km/h), 15 anos antes do inglês Harrier.
Harrier
X-35B Joint Strike Fighter
Eles são quase helicópteros disfarçados. Além das asas, esses aviões especiais têm um sistema de motores que empurra o ar para baixo, gerando um impulso forte o suficiente para erguê-los no ar. Dependendo do modelo, a impulsão pode vir de turbinas a jato ou de hélices. A grande vantagem desse tipo de avião - identificado pela sigla V/STOL, que, em inglês, significa "decolagem e pouso vertical ou em curta distância" - é poder operar em espaços pequenos, como porta-aviões ou áreas sem pistas adequadas. Além disso, eles também conseguem diminuir a velocidade no meio do vôo até pararem no ar, imóveis como um beija-flor. O mais famoso V/STOL é o Harrier, fabricado na Inglaterra pela British Aerospace, que até fez uma pontinha no final do filme True Lies (1994), estrelado por Arnold Schwarzenegger. As quatro turbinas do Harrier são móveis, podendo ser apontadas para baixo (na decolagem e no pouso) ou para trás, em pleno vôo.
Mais moderno que o avião inglês, porém, é o X-35B Joint Strike Fighter, fabricado pelo grupo americano Lockheed-Martin. Além de turbinas móveis, o X-35B tem, em seu interior, possantes hélices que direcionam o fluxo de ar para baixo através de aberturas na sua fuselagem.

2 comentários:

  1. Cara jb. Na sua lista faltaram os Yakovlev Yak-36 e o Yak-38.

    Quanto ao Harrier e o X-35, as turbinas não são móveis, apenas os bocais de exaustão que é que são direcionáveis.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela observação, embora, a matéria não tenha sido postada no intuito de relatar todos os modelos que aterrisam e decolam na vertical.
    Brevemente, o bolg trará alguma matéria sobre os Yakovlev citados. (Abraços)

    ResponderExcluir