quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

1986 - Voyager é o 1º avião a dar a volta ao um mundo sem escala e reabastecimento

Após nove dias e quatro minutos de vôo, o avião experimental "Voyager" pousa em 23 de dezembro de 1986 na base aérea de Edwards, na Califórnia, depois de ter efetuado uma volta ao redor do planeta sem escala ou reabastecimento. Pilotado por Dick Rutan e Jeana Yeager, o "Voyager" foi essencialmente construído com plástico e papel e transportou três vezes seu peso em combustível. Ele decolou em 14 de dezembro e completou os 41 mil quilômetros sem pouso a uma velocidade média de 186 km/hora.
O feito foi manchete mundial, ainda mais pelo fato de não ter partido nem da iniciativa privada de grandes empresas e muito menos da iniciativa governamental ou militar. Foi a genialidade do projetista Burt Rutan, unida às habilidades de dois pilotos, seu irmão Dick Rutan e Jeana Yeager que, depois de aproximadamente cinco anos trabalhando na construção da aeronave, possibilitou a aventura que quebrou inúmeros recordes e demonstrou ao mundo que com pouco dinheiro, muita inteligência e trabalho podem resultar em feitos impressionantes. Tudo começou quando Dick Rutan, ex-piloto condecorado do Vietnã, procurou seu irmão, Burt Rutan, legendário projetista que já havia sido bem sucedido no campo da aviação experimental com seushomebuilts (construções caseiras), hoje na linha de frente do “turismo espacial“, solicitando que este projetasse para ele uma aeronave acrobática. O projetista então, preocupado com as acrobacias do irmão, lhe faz a seguinte proposta: “você quer mesmo deixar seu nome na história da aviação? Então vamos circunavegar o planeta sem pouso ou reabastecimento!”. Burt, para quem o “impossível” era o melhor estímulo, rascunhou e um guardanapo a idéia.
  • Construção
Começou então a execução do projeto, que implicou na superação de uma série de desafios. Era necessário pesquisar novos materiais - foi adotada basicamente uma construção em estilo “sanduíche” com materiais compostos -, fazer muitos cáculos e, principalmente, contornar as dificuldades financeiras em que ambos se encontravam. O produto final, o "Voyager", era pouco mais que um tanque de combustível voador. Durante os testes, Dick disse ao irmão: “mas Burt, essa aeronave não faz curvas muito bem, quando eu dou ‘aileron’ (elerão - dispositivo móvel ou articulado de uma asa, cuja função básica é imprimir um movimento de rolamento ao avião ao redor de seu eixo longitudinal, obtendo um controle nos movimentos de inclinação lateral) para a esquerda, ele vai para a direita!”, ao que Burt responde: “Dick, essa aeronave não foi feita para fazer curvas!”. Com dois motores Continental de 130hp e 110hp no eixo longitudinal da fuselagem, e com um peso de decolagem de 4.400kg , e depois de uma difícil decolagem, os dois tripulantes apertados na cabine, Rutan e Yeager rumavam em direção ao Oceano Pacífico e estariam de volta, pelo lado oposto, nove dias depois. Depois de enfrentar o tempo ruim e uma pane de motor, entre outras adversidades, despontaram pelo leste. Ao chamar a torre de Edwards para a autorização do pouso, Dick teve o orgulho de ouvir: “Estamos lhe esperando, cancelamos todas as operações de hoje para poder recebê-los”. Além disso, Dick teve a feliz surpresa de constatar a multidão que também esperava o retorno do"Voyager". Sobre isso ele diria mais tarde: “O melhor que eu tenho de fazer é um bom pouso!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário