quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Azul quer diminuir voos no Moussa Tobias

Não bastasse o fim dos voos da Trip Linhas Aéreas desde o último dia 9, o Aeroporto Estadual Moussa Tobias corre o risco de ter novas baixas na oferta do serviços aéreos em Bauru. Segundo informava ontem a tramitação de pedidos de inclusão e exclusão de voos da Anac, agora é a Azul Linhas Aéreas que pretende retirar voos da cidade. Por enquanto, são “apenas” quatro, todos do fim de semana: Viracopos-Bauru, às 18h44, e Bauru-Marília, às 20h15, no sábado, além de Marília-Bauru, às 8h45, e Bauru-Viracopos, às 9h45. Ainda de acordo com o site da Anac, todas as exclusões foram solicitadas pela Azul há uma semana e, caso sejam autorizadas, os voos serão suprimidos a partir do próximo dia 29. Por enquanto, os pedidos da Azul ainda encontram algumas restrições técnicas para serem aceitos pela Anac. Até ontem ainda era possível adquirir passagens para as linhas após a data de exclusão prevista pela Azul pelo site da companhia, o www.voeazul.com.br.

Reorganização / Caso as exclusões sejam aprovadas, os novos aviões turbohélices recém adquiridos pela Azul frequentarão o Moussa Tobias apenas durante a semana. Por enquanto, seguem mantidos os quatro voos diários de Bauru a Campinas, de segunda a sexta-feira; os três de volta e ainda a “ponte-aérea” com Marília (confira horários e assiduidade na página 31).
Procurada ontem pelo BOM DIA, a assessoria de imprensa da Azul não se manifestou até o fechamento desta edição. No entanto, a justificativa não deve ser muito diferente da de uma semana atrás, quando a Trip já não voava mais em Bauru. As empresas vivem um período de compartilhamento e reorganização da malha. As tramitam para uma fusão, segundo comunicado divulgado em maio. O acordo, no entanto, ainda depende de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Oferta maior / Enquanto Azul e Trip diminuem e ajustam suas malhas em Bauru, a Gol Linhas Aéreas vê uma oportunidade para propor justamente o contrário. Segundo a tramitação de voos da Anac, a empresa solicitou a inclusão de dois novos horários e a ampliação de tráfego de dois que já estão disponíveis - todos para o trecho Bauru-Congonhas e vice-versa. Segundo a solicitação da Gol, os voos Congonhas-Bauru, das 11h27, e Bauru-Congonhas, das 13h30, hoje apenas aos sábados e domingos seriam oferecidos também de segunda a sexta-feira. As outras duas opções para o “Moussa Tobias” seriam os voos Congonhas-Bauru, às 21h59, de segunda a sexta-feira e domingo e o Bauru-Congonhas, às 6h20, de segunda a sexta-feira. Diferentemente dos pedidos de exclusão de voos da Azul, os de inclusão da Gol estão na fase de análise e, caso sejam aprovados pela Anac, serão iniciados a partir do próximo dia 1º de dezembro. A exemplo do serviço atual, os novos voos, cuja solicitação à Anac foi protocolada no dia 5 deste mês, seriam atendidos com os Boeings 737-700 da companhia, adquiridos em junho de 2008, com capacidade para 144 passageiros. Procurada ontem pelo BOM DIA, a Gol também não deu retorno até o fechamento desta edição.

Azul voa na contramão da oferta do MoussaA reorganização da malha da Azul-Trip parece ter ignorado os número dos passageiros do aeroporto Bauru-Arealva. Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o fluxo aumentou 90% na comparação entre os nove primeiros meses deste ano com os de 2011. Dos voos no aeroporto de Bauru foram excluídos com a saída da Trip - entre eles, todos com destino a Guarulhos

  • Rede Bom Dia
21-11-2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário