sábado, 28 de novembro de 2009

Aviação Comercial

A aviação comercial está intimamente ligada à história da aviação. É considerado o ano de 1910 a origem da aviação comercial, quando aviões da Primeira Guerra Mundial, eram destinados para o transporte do correio. Atualmente, a aviação comercial é realizada pelas companhias aéreas com a finalidade de transportar passageiros ou mercadorias. As primeiras empresas surgiram em 1919 e até hoje permanecem, são elas: A Avianca, que originalmente se chamava SCADTA (Sociedade Colombo-Alemã de Transporte Aéreo), e a KLM. Pan-American (PanAm) foi um marco na história da aviação comercial. Na década de 1930 a empresa iniciou o serviço aéreo internacional, utilizando Hidroaviões de Casco aos quais chamava "clippers".
O mais famoso modelo de clipper foi o Boeing 314, o maior hidroavião comercial jamais construído. Foi um Boeing 314 que realizou o primeiro voo comercial à volta do mundo. Este aparelho foi projectado para levar 40 passageiros sentados (ou 34 em camas) e 2.250 kg de carga através do Atlântico. Em viagens mais curtas poderia levar até 74 passageiros. Poderia inclusive ser disponibilizada, para os passageiros mais endinheirados, uma Suite Nupcial.
Em 1939 a Pan American já contava com rotas que atravessavam o oceano Atlântico e o Pacífico. O último voo de um clipper da Pan American deu-se a 9 de Abril de 1946, ligando Honolulu a São Francisco. Os motores a reação foram os responsáveis por uma verdadeira revolução da aviação. As alterações introduzidas pelo motor a reação foram:
* Aumento de velocidade de vôo Dos 290 quilômetros por a hora que alcançava, o DC-3 passou a voar a 772 kmh com o novo avião Comet (veja no vídeo)
* maior altitude de vôo
* Menos ruído
As Empresas aumentaram o seu volume de passageiros rapidamente, a aviação comercial era o meio de transporte em ascensão, as companhias aéreas tiveram de tomar outras medidas e precauções mais importantes. A manutenção que devia ser feita nos aviões era muito mais rigorosas, o pessoal devia ser altamente qualificado.
O primeiro avião comercial que incorporou estes motores foi o Comet e a primeira empresa a utilizá-lo foi a British Overseas Aircraft Company (BOAC), que fez a rota Londres-Joanesburgo, em 1952. Inesperadamente em janeiro de 1954 um Comet que havia decolado de Roma se desintegrou enquanto sobrevoava o mar, matando seus trinta e cinco ocupantes. Os voos foram suspensos por algum tempo, mas assim que foram retomados, outra aeronave se despedaçou em pleno ar, novamente matando todos os ocupantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário