domingo, 21 de março de 2010

Air Force On

A maioria das pessoas sabe que o avião que transporta o presidente americano é quase um escritório voador com todos os tipos de equipamentos de ponta. Mas há dois fatos sobre o Air Force One que o público desconhece.
  1. "Air Force One" não é tecnicamente um avião: é simplesmente o código de rádio para qualquer avião da Força Aérea dos Estados Unidos que transporte o presidente da nação. Assim que o presidente embarca em um avião da Força Aérea, tal avião passa a ser chamado de Air Force One pela tripulação e por todos os controladores de tráfego aéreo, para evitar confusões com quaisquer outros aviões na mesma área. Se o presidente viaja em uma aeronave do Exército, tal aeronave passa a se chamar Army One; sempre que ele embarca em seu helicóptero especializado, este passa a se chamar Marine One. É claro que, de maneira geral, os civis referem-se ao avião como Air Force One.
  2. Na verdade, existem hoje dois aviões que voam regularmente sob esta designação: dois jatos Boeing 747-200B quase idênticos. Os aviões são designados VC-25A, com prefixos 28000 e 29000.
Um dos dois 747 modificados que voam habitualmente
como "Air Force One"
Os dois aviões têm as mesmas capacidades e a mesma estrutura geral de um Boeing 747-200B normal. São quase tão altos quanto um prédio de seis andares tão compridos quanto um quarteirão urbano. Cada um tem quatro motores a jato General Electric CF6-80C2B1, que fornecem 28.300 kg de empuxo cada. A velocidade máxima fica entre 1.000 e 1.100km/h e o teto máximo (altitude máxima na qual o avião pode voar) é de 45 mil pés (13.716 metros). Cada avião leva 200 mil litros de combustível e pesa 380.000 kg quando completamente abastecido para uma missão de longa distância. Com um tanque cheio, o avião pode dar meia volta ao mundo.

Como um 747 normal, estes aviões têm três andares. Mas, por dentro, não se parecem nem um pouco com um 747 comercial. Na próxima seção, veremos os componentes mais importantes que distinguem os aviões VC-25A dos jatos normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário