sexta-feira, 7 de maio de 2010

Boa Leitura

RAF: An illustrated history from 1918 Roy Conyers Nesbit
Para celebrar os noventa anos da RAF (Royal Air Force) o historiador Roy Conyers, autor de mais de vinte livros sobre história da aviação e assuntos militares, lança o RAF: An Illustrated History from 1918. O livro aborda desde os primórdios da aviação, quando voar ainda era uma aventura, mostra em detalhes a criação da força aérea que se tornou imprescindível para a segurança do Reino Unido, passando pelas atuações da RAF durante a Primeira e Segunda Grandes Guerras, até os dias atuais. Com 288 páginas, é ricamente ilustrado com mais de 450 fotografias e pinturas. Oleitor poderá apreciar desde os pequenos e frágeis biplanos do inicio do século XX, até os mais modernos aviões de combate em uso pela RAF. Para todos que apreciam a história da aviação militar. O livro pode ser encontrado na Motorbooks.com, Amazon.com e nas melhores livrarias brasileiras.
Boeing Versus Airbus John Newhouse
Do mesmo autor de The Sporty Game, um estudo clássico da indústria da aviação, considerado por muito um dos melhores já publicados, Boeing versus Airbus relata o gigantesco duelo entre os dois maiores fabricantes de aviões do mundo. Um livro fascinante. Abordando os sucessos e fracassos de ambos os fabricantes. Sintetizando diversas entrevistas que realizou com centenas de funcionários ligados a industria aeronáutica e a analistas de Wall Street, Newhouse cria um texto que leva o leitor a entender melhor o duelo empreendido por ambas empresas. Abordando inclusive os desafios vivenciados pela Boeing para manter ao menos 50% do mercado, a difícil fusão com a McDonnell Douglas, a controvertida mudança da sede para Chicago. Mostrando também os problemas da Airbus, que criou uma estrutura voltada para satisfazer apenas o interesse dos acionistas europeus.

Intrusos Murilo Martins Recentemente, a C&R Editorial, lançou no mercado a série “Grandes Armas”, que tem como primeiro volume o livro Intrusos – Fernnachtjagd, escrito por Murilo Martins e que conta a história da aviação de caça noturna alemã, no período de 1940 a 1945. Com linguagem bastante acessível e texto minucioso, Martins consegue prender a atenção do leitor da primeira a última página. Na verdade, uma dos grandes trunfos do livro é manter um texto ricamente detalhado, com contextualização histórica, sem no entanto manter uma narrativa sem emoção. Pelo contrário, o leitor mesmo que não tenha nenhuma afinidade com o tema, se sentirá transportado para um dos períodos mais sombrios da história da humanidade, ao mesmo tempo, um dos momentos mais opulentos da aviação militar. Uma obra de raro valor

ASAS - Uma História da Aviação: Das Pipas à Era Espacial Tom D. Crouch
O especialista em história da aviação Tom D. Crouch, curador-sênior no National Air and Space Museum do Smithsonian Institute, conta a fascinante história dos personagens que ao viverem um sonho, mudaram o mundo para sempre. Mostrando como o vôo afetou e mudou de forma drástica a história da humanidade. Os aviões redefiniram o modo como lutamos nossas guerras, globalizou o comércio muito antes da palavra globalização ser inventada, transformou pessoas comuns em turistas que circulam pelo mundo e criou novas indústrias dedicadas às necessidades desses viajantes. Com uma narrativa fascinante, Crouch, prende o leitor da primeira a última página, que descobre momentos mágicos vividos pelos pioneiros, como também amarga as decepções e o terror cobrados pelo progresso. Sem a menor dúvida, Asas, é um livro obrigatório para quem gosta de aviação.
Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo André Uchôa Cavalcanti
O tema da responsabilidade civil do transportador aéreo até meados de 2006 era pouco debatido na sociedade brasileira, porém, após o famigerado “Apagão Aéreo”, a imprensa e parte da sociedade começaram a discutir quais as responsabilidades do setor. Não raro passageiros não sabem quais seus direitos e deveres, assim como a maioria dos trabalhadores do setor. No livro Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo, o autor lança nos três primeiros capítulos a base histórica, jurídica e legislativa da responsabilidade do transportador aéreo. No capítulo IV, é abordada a questão de conflito entre lei interna e lei internacional, assim como os diversos conflitos entre leis internas. Ainda que o livro seja destinado ao público ligado à área de direito, o autor mantém uma linguagem acessível a todos. O livro também aborda questões importantes como o overbooking, tema amplamente debatido entre passageiros.
Choque de Gestão - Do vôo 1907 ao Apagão Aéreo no Brasil Joaquim Gonçalves de Farias Neto O Ex-Capitão Aviador Joaquim Gonçalves de Farias Neto, foi formado pela Academia da Força Aérea com base no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), estudou economia na Universidade Cândido Mendes e é Pós-graduado em tecnologia da Informação e e-business. Atualmente é Coordenador e Professor da Universidade Veiga de Almeida e aproveitando todo seu conhecimento sobre a área da aviação, escreveu o livro Choque de Gestão Do vôo 1907 ao Apagão Aéreo no Brasil. Com linguagem direta, simples e clara apresenta um diagnóstico do passado e do presente da aviação brasileira. Segundo o autor, a intenção do livro é sugerir saídas técnicas focadas no choque de gestão profissional para o sistema brasileiro de aviação civil como um todo. Leitura obrigatória para todos que desejam entender o histórico da crise aérea no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário