domingo, 15 de dezembro de 2024

Escola de Aviação

ESCOLA DE AVIAÇÃO
by: A. Bernardes

fotos - Internet

Vultee BT-15

     O Vultee BT-13 Valiant foi um avião de treinamento americano da época da Segunda Guerra Mundial, para treinamento básico (uma categoria entre primário e avançado), construído pela Vultee Aircraft para o Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos e posteriormente para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos. Uma variante subsequente do BT-13 em serviço no USAAC/USAAF foi conhecido como BT-15 Valiant, enquanto que uma versão idêntica para a Marinha dos Estados Unidos era conhecida como SNV, utilizada para treinar aviadores navais para a Marinha e seus serviços irmãos, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Após o treinamento primário no PT-13, PT-17 ou PT-19, o piloto-aluno passava para o mais complexo Vultee para treinamento continuado. O BT-13 tinha um motor mais potente e era mais rápido e pesado que o treinador primário. Requerida o uso de rádio de comunicação bilateral com o solo, além de operar flaps e uma hélice de passo variável Hamilton Standard com duas posições. Ele, entretanto, não possuía trem de pouso retrátil nem sistema hidráulico. Os flaps eram operados por um sistema de cabos e roldanas. Seus pilotos o apelidaram de "Vibrador Vultee".
     Devido à demanda desta aeronave e outras que utilizavam o mesmo motor Pratt & Whitney, alguns foram equipados com motores Wright de tamanho e potência similares em 1941-42. As aeronaves equipadas com motor Wright foram designadas BT-15.

Fairchild PT-19

     A série PT-19 foi desenvolvida a partir do Fairchild M-62 quando a USAAC encomendou a aeronave pela primeira vez em 1940 como parte de seu programa de expansão. O monoplano cantilever de asa baixa com trem de pouso fixo e roda traseira foi baseado em um arranjo de cabine aberta de dois lugares, assento em tandem . A construção simples, mas robusta, incluía uma fuselagem em tubo de aço soldado e coberta por tecido. O restante da aeronave utilizou construção em compensado, com seção central revestida de compensado, painéis externos da asa e montagem da cauda. O uso de um motor em linha permitia uma área frontal estreita que era ideal para visibilidade, enquanto o trem de pouso fixo amplamente afastado permitia um manuseio em solo sólido e estável.      O lote de produção original de 275 unidades era movido pelo motor Ranger L-440-1 de 175 cv em linha e designado PT-19 . Em 1941, a produção em massa começou e 3.181 exemplares do modelo PT-19A , movidos pelo L-440-3 de 200 cv, foram fabricados pela Fairchild . Outros 477 foram construídos pela Aeronca e 44 pela St. O PT-19B , dos quais 917 foram construídos, foi equipado para treinamento de voo por instrumentos, anexando um capô dobrável na cabine frontal.

North American T-6

     O North American Aviation T-6 Texan é uma aeronave de treinamento avançado monomotor americana usada para treinar pilotos das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (USAAF), Marinha dos Estados Unidos, Real Força Aérea, Força Aérea Real Canadense e outras forças aéreas da Comunidade Britânica durante a Segunda Guerra Mundial e na década de 1970. Projetado pela North American Aviation, o T-6 é conhecido por uma variedade de designações dependendo do modelo e da força aérea operacional. O Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos (USAAC) e a USAAF designaram-no como AT-6, a Marinha dos Estados Unidos de SNJ, e as forças aéreas da Comunidade Britânica, como Harvard, nome pelo qual é mais conhecido fora dos EUA. A partir de 1948, a nova Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) designou-o como T-6, seguido pela USN em 1962. Ele continua sendo um warbird popular usado para demonstrações de shows aéreos e exibições estáticas. Também foi usado muitas vezes para simular diversas aeronaves históricas, incluindo o japonês Mitsubishi A6M Zero. Um total de 15.495 T-6 de todas as variantes foram construídos.

Operação na REAL

É de conhecimento geral que as tripulações da REAL eram treinadas pela própria companhia no Brasil, inclusive os seus aeronautas e para treinar seus pilotos eram utilizadas as seis aeronaves: 4 Vultee BT-15, (que aparecem na foto) 1 North American T-6 e 1 Fairchild PT-19.

Matrículas

PP- GOK, PP-GOL, PP-GOM e PP-GON (BT-15),
PP-GFH (Fairchild PT-19),
PP-GOV (T-6).