Também conhecido internacionalmente pelo acrônimo ATCO, do inglês Air Traffic Controller, é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido. Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos. O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico.
Antigamente havia a denominação "controlador de vôo" a partir de cursos que levavam esse nome e que também existiam em outros países, mas com o tempo e com a crescente especialização dessa atividade, a denominação internacional "controlador de tráfego aéreo" é a tendência a ser utilizada.
Complexidade
Esta atividade torna-se cada vez mais complexa devido ao crescente número de aeronaves que cruzam o espaço aéreo e ao surgimento de aeronaves cada vez mais modernas e rápidas, as quais voam conjuntamente com outras mais antigas e lentas. Os controladores de tráfego aéreo necessitam de diversas habilidades para exercer, de maneira eficiente, o seu trabalho.
Dentre outras, eles precisam das seguintes habilidades:
raciocínio rápido;
controle emocional;
raciocínio espacial;
capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais;
capacidade de atuar em grupo;
capacidade física e orgância para atuar seja dia ou noite;
Controladores de Tráfego Aéreo - APP.
Para se tornar controlador de tráfego aéreo, além das habilidades supracitadas, é necessário adquirir conhecimento, dentre outras, nas seguintes áreas:
meteorologianavegação aéreageografia (relevo e acidentes geográficos da região)língua inglesareconhecimento e desempenho de aeronavesnormas de tráfego aéreo
Responsabilidade
O controlador de tráfego aéreo possui enorme grau de responsabilidade. Uma falha pode significar a perda simultânea de centenas de vidas. Dentre os serviços prestados pelo controlador às aeronaves, o serviço de Vetoração Radar é o que confere ao controlador o maior nível de responsabilidade. No ato da prestação deste serviço, o controlador literalmente assume a navegação da aeronave transmitindo instruções de velocidade, proa e altitudes a serem executadas pelo piloto.
Além da segurança dos passageiros e tripulantes, a atuação do controlador, seja adequada ou inadequada, pode significar, respectivamente, economia ou prejuízo para as companhias aéreas e para a aviação geral.
O avião deixou de ser um transporte somente de pessoas a passeio e transformou-se no mais importante meio de transporte. Sabe-se hoje que as crises do setor aéreo podem afetar a vida política, comercial e social de um país. Recentemente (2006), após a crise e os desastres ocorridos, a sociedade pode conferir a importância do controlador de tráfego aéreo.
Controladores de Tráfego Aéreo - ACC.
A atividade é tão complexa que é dividida em cinco áreas:
Centro de Controle de Área;
Controle de Aproximação;
Torre de Controle;
Busca e Salvamento;
Defesa Aérea;
Mesmo após formado, o controlador que for alocado de uma aérea para outra ou de uma localidade para outra dentro da mesma área de atuação precisa passar por meses de estágio operacional a fim de tornar-se capaz de realizar o serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário