Graças aos avanços da tecnologia, muita coisa mudou na aviação mundial desde o primeiro vôo tripulado em um balão. Seja para o transporte de cargas ou de passageiros, as empresas fabricantes de aviões sur-preendem com suas aeronaves cada vez mais modernas e maiores.
O maior avião do mundo é o Antonov An-225 Mriya, um cargueiro fabricado por uma empresa ucraniana, em 1989, por uma empresa de mesmo nome, com o obje-tivo de transportar grandes cargas, além de foguetes espaciais russos.
Para colocar no céu esse avião de 84 metros de comprimento, 18,1 metros de altura (excluindo o trem de pouso) e pesando 600 toneladas, são necessárias seis turbinas Progress. Seu trem de aterrissagem é com-posto por 32 rodas posicionadas de forma estratégica para suportar o seu peso. Com uma velocidade de 800 km/h, o Antonov An-225 Mriya consegue transportar até 275 toneladas de carga útil, no seu interior ou no exterior. Sua tripulação é formada por sete pessoas, mas seu compartimento de carga é capaz de transportar 1.500 passageiros. Com os tanques de combustível cheios, o avião russo tem autonomia de vôo de 15.400 quilômetros. Mriya em ucraniano significa “sonho” e só existem dois “sonhos” operando em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário