sábado, 1 de abril de 2023

CONSOLIDATED COMMODORE

CONSOLIDATED COMMODORE
by: A.Bernardes

fotos - Internet

A Aeronave

Pioneiro da indústria de aeronaves de passageiros de longa distância, o Commodore "Clipper" surgiu de uma competição de design da Marinha na década de 1920 para criar uma aeronave capaz de voos sem escalas entre o continente dos Estados Unidos e o Panamá, Alasca e as ilhas havaianas. Em resposta a esses requisitos, a Consolidated produziu o protótipo XPY-1 Admiral, projetado por Isaac M. Laddon, em janeiro de 1929. A Consolidated perdeu o contrato para produzir os aviões para a marinha para a Glenn L. Martin Company. Martin produziu um protótipo XP2M e nove P3Ms de produção. A aeronave representou uma mudança marcante em relação aos projetos anteriores de barcos-patrulha, como o Curtiss NC. Em resposta à perda do contrato da Marinha, a Consolidated ofereceu uma versão do XPY-1 para transporte de passageiros, que ficou conhecida como Commodore. Um monoplano de asa de Pára-sol com casco todo em metal, podia acomodar 32 passageiros e uma tripulação de três. O conjunto completo de passageiros, localizado em três cabines, poderia ser transportado apenas em segmentos de rotas relativamente curtos. Para um voo de 1.000 milhas, o barco provavelmente não poderia acomodar mais de 14 pessoas, incluindo a tripulação. A construção da asa e da cauda consistia em uma estrutura de armação de metal coberta com tecido, exceto pelos bordos de ataque cobertos de metal. O Commodore teve mudanças significativas em relação ao XPY-1. Estes incluíram motores mais potentes, formato da fuselagem e melhorias estruturais.

Com um primeiro voo em 1929, um total de 14 barcos Commodore foram construídos. A partir de 18 de fevereiro de 1930, os Commodores voaram pela linha New York, Rio, Buenos Aires dos Estados Unidos para a América do Sul, onde as rotas se estendiam até o sul de Buenos Aires, a uma distância de 9.000 milhas de Miami. Um testemunho do Commodore no serviço da Pan Am foi feito por um piloto da Pan Am, Marius Lodeesen, que escreveu " Ele foi içado por dois motores. Eles devem ter sido Pratt e Whitneys porque nunca deram nenhum problema. Fazer um pouso ruim nele era um trabalho árduo. Ela era o barco mais adorável que eu já voei. " À medida que a década de 1930 avançava, os Commodores foram gradualmente substituídos por aeronaves mais eficientes, como o Sikorsky S-42, o Martin 130 e o Boeing 314. Vários deles passaram a servir com outros operadores. O Commodore pode ser considerado um primeiro passo nos Estados Unidos ao longo de uma estrada que levaria à patrulha altamente eficiente do tipo monoplano e barcos voadores de transporte no final da década de 1930. O XPY-1 e sua contraparte civil, o Commodore, podem ser considerados progenitores em uma série de desenvolvimentos de barcos voadores que levaram à fama do famoso PBY Catalina consolidado da Segunda Guerra Mundial.

Operação na Panair

A NYRBA depois Panair do Brasil começou a operar com o Consolidated em 1929 juntamente com o Sikorsky S.38 permanecendo em serviço até o anos de 1939 quando foi finalmente desativado. Dos 14 Commodores contruídos, a Nyrba / Panair do Brasil chegou a operar no auge dos anos 1930, sete aeronaves todas elas origirárias da PAN AM com os seguintes prefixos: PP-PAA, PP-PAE, PP-PAG, PP-PAH, PP-PAI, PP-PAJ, PP-PAO. Infelizmente, nenhum Commodore foi preservado no Brasil e o único modelo sobrevivente que está no Canadá, aguarda para ser retirado de um lago para posteriormente ser restaurado e exposto e um museu nesse país.