sábado, 1 de maio de 2021

VICKERS-AMSTRONGS VISCOUNT

VICKERS-ARMSTRONGS VISCOUNT
by: A. Bernardes

O Vickers Viscount era um avião turboélice britânico de médio alcance, lançado pela primeira vez em 1948 pela Vickers-Armstrongs. Um requisito de design do Comitê Brabazon, entrou em serviço em 1953 e foi o primeiro avião de passageiros movido a turbopropulsor. O Viscount foi bem recebido pelo público por suas condições de cabine, que incluíam pressurização, redução de vibração e de ruído e janelas panorâmicas. Tornou-se uma das mais bem-sucedidas e lucrativas aeronaves de transporte do pós-guerra. Foram construídos 445 Viscounts para uma variedade de clientes internacionais, inclusive na América do Norte. Todos os Viscounts de produção eram movidos inicialmente por motores turboélices Rolls-Royce Dart de 800 hps sendo posteriormente substituídos pelos de 1.000 hp ou mais. A Rolls-Royce desenvolveu extensivamente o motor Dart, devido à sua popularidade e uso no Viscount e em várias aeronaves posteriores. Um modelo-chave foi o motor Dart 506, que tinha uma eficiência de combustível muito maior do que os modelos anteriores isso permitiu que as companhias aéreas implantassem seus Viscounts em rotas mais longas e tivessem um peso máximo maior. Juntamente com a disponibilidade de motores cada vez mais poderosos, a Vickers continuou a desenvolver e modificar o design do Viscounts. Modelos posteriores podiam transportar um número crescente de passageiros e tinham menos limitações de carga. Havia três versões básicas do Viscount. A primeira versão de produção foi do tipo 700, equipada com R.Da.3 Dart 505 e mais tarde R.Da.3 Dart 506s. Uma sub-variante foi o tipo 700D alimentado por RDa Dart 510s. A segunda versão era do tipo 800. Os 800s eram aviões de capacidade de passageiros mais curtos e de longo alcance do que os 700s. A fuselagem foi alongada em 3 '10 "e o anteparo de pressão traseira foi movida para trás 5' 5", permitindo que mais passageiros fossem transportados. Os 800s (exceto os 806) foram motorizados pelo Dart 510.

Em 1955 ,a VASP encomendou o seu primeiro Vickers Viscount da série -800, que foi o primeiro turboélice da aviação comercial brasileira, do qual a VASP operou cinco unidades e dez da série -700 entre os anos de 1960 e 1974. Na VASP, os Viscounts começaram a voar para Brasília e também inaugurou a primeira rota Rio de Janeiro - Manaus em apenas um dia. O Viscount também operou nas linhas tronco da VASP bem como na famosa ponte aérea Rio de Janeiro - São Paulo.

Além da VASP, a Força Aérea Brasileira também utilizou duas aeronaves da versão -789, que foram designadas VC-90 e matriculadas 2100 e 2101. O modelo 2101 encontra-se hoje no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro. Já o Viscount 701 de prefixo PP-SRJ que foi originalmente entregue em 1953 à British European Airways e vendido à VASP em 1962, em 1969, já com mais de 25 mil horas de voo, foi retirado de serviço e estocado em Congonhas. Foi doado à prefeitura de Piracicaba em 1974, permanecendo em um parque público até 2002. Em 2006, foi adquirido pela Prefeitura de Araçariguama (SP) para ser transformado no Cine-Avião JK, mas atualmente encontra-se fechado e desativado. No museu de Bebedouro, localizado na cidade de mesmo nome no interior de São Paulo, o PP-SRO que pertencera a VASP, encontra-se se deteriorando a céu aberto.  fotos - Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário