terça-feira, 15 de março de 2022

JUNKERS W34

JUNKERS W34
by: A. Bernardes

fotos - Internet

A Aeronave

O Junkers W 34 foi um aperfeiçoamento do W 33 que além de ser fabricado na Alemanha e na Suécia, foi também fabricado na Rússia onde eram designados como PS-3. Estas aeronaves foram utilizadas até por volta de 1941, como aeronaves cargueiras e para malotes postais principalmente na região da Sibéria. Em março de 1933, a Dobroljot repair station em Irkutsk, começou a construção de um W33 modificado, sem a autorização da Junkers e até 1935, um total de nove "novos" W33 então chamados de PS-4, foram construídos em Irkutsk e em Moscou. Estes PS-4, apresentavam várias diferenças dos originais W33, sendo uma delas a ausência de janelas no compartimento de carga para serem utilizados apenas como aeronaves cargueiras na Sibéria.

Operação na Cruzeiro do Sul

O primeiro W34 fez seu primeiro voo apenas algumas semanas após o W33 em 7 de julho de 1926 pilotado por Zimmermann. Ambos os protótipos aparentemente eram quase idênticos diferenciando apenas pelo grupo moto-propulsor. Ao invés do motor Junkers L5 em linha do W33, o W34 era equipado com um Gnome & Rhome Jupiter radial a pistão de 353kw. Enquanto os futuros desenvolvimentos do W33 continuavam a ser equipados com motores Junkers, o W34 era oferecido aos seus possíveis compradores com uma variedade de motores, o que também influenciava em algumas características, dimensões e performance desta aeronave. Outra características que diferenciava o W34 do W33, era a cabine que era levemente mais alta, capacitando o W34 a operar tanto como uma aeronave para o transporte de passageiros como de cargas, além de um estabilizador vertical um pouco mais largo nas primeiras versões.

No Syndicato Condor, depois Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda, foram operados oito Junkers W34 entre as décadas de 30 e de 40, para o transporte de passageiros e cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário